10 de outubro: Santa Madalena de Nagasaki

Madalena nasceu em 1611, em um povoado perto de Nagasaki, no Japão. Foi contemporânea de uma sociedade japonesa que perseguia de forma intensa os cristãos. Era filha de um casal de nobres cristãos que a educaram na fé. Mas perdeu seus pais e irmãos ainda muito nova, já que foram condenados ao martírio por Cristo.

Ela conheceu a Ordem Agostiniana em 1623, e trabalhou como intérprete para os freis e como catequista. Por ter vivido em meio a perseguição, certamente presenciou vários martírios e o sofrimento de vários cristãos. Mesmo em momentos tão difíceis, Madalena apoiava-se na oração, na leitura de livros sagrados e nos exemplos dos mártires e isso trazia ânimo para a sua missão.

Assim que surgiu a Ordem Terceira Agostiniana Recoleta, hoje FSAR (Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta), Madalena foi uma das primeiras a entrar. Lá, pôde trilhar um lindo caminho em sua missão, fazendo possível a conversão de tantos pagãos ao cristianismo.

Com o tempo, a perseguição ficou cada vez mais intensa e ela precisou refugiar-se nas montanhas. Em 1634, não teve medo de entregar-se às autoridades da época, proclamando-se cristã. Os juízes ficaram impressionados com sua beleza e sua idade. Tentaram convencê-la a renunciar sua fé, mas em vão.

Morreu como uma mártir da Igreja Católica, depois de ter sido torturada por 14 dias, aos 23 anos de idade. Mesmo que tenha sido tentada a desistir, permaneceu firme na fé que professou!

Foi beatificada em 1981 e canonizada em 1987 pelo Papa São João Paulo II. Em 1989 foi proclamada padroeira da FSAR.

ORAÇÃO

“Ó Pai, que Vos agrada escolher os pequenos e fracos para manifestar-nos as maravilhas de vosso amor, e que escolhestes a jovem Madalena de Nagasaki para que propagasse o Evangelho entre seus concidadãos, velasse por sua fidelidade a Cristo, fizesse a Vós oferenda de sua vida com o terciária agostiniana e morresse mártir pela fé, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos sempre testemunhas fiéis de Cristo em nossa vida cotidiana e saibamos amar a nossos irmãos com amor sincero e desinteressado. Dai-nos, Senhor, saber colaborar ativamente no anúncio do Evangelho. Nós vos pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Pesquisar

Categorias

Posts recentes

Informações de Contato

Rua Domingos de Morais, 2387 – Vila Mariana | CEP: 04035-000 – São Paulo – SP
Obs: Próximo ao metrô Santa Cruz

Telefone: (11) 5579-3638

WhatsApp: (11) 5579-3638

Email: igrejasaude@gmail.com

Redes sociais

Blog Sérgio Bonadiman