HISTÓRIA DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

A devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início em Portugal, na época da “grande peste”, em meados do século XVI. No verão de 1569 o contágio chegou ao máximo e todos os esforços foram feitos pelo rei D. Sebastião, que chegou a pedir médicos à Espanha, a fim de debelar o mal.

O povo então, ao ver que os recursos humanos falhavam, recorreu à Mãe de Deus organizando procissões de penitência em honra de Nossa Senhora.

Em 1570, tendo diminuído o número de mortes, foi escolhido o dia 20 de abril para agradecer a Nossa Senhora pelos benefícios. Em festiva procissão, levada em rico andor, a bela imagem da Virgem Maria recebeu o título de Nossa Senhora da Saúde.

De Portugal, esta invocação veio para o Brasil, sendo as primeiras imagens trazidas de lá para Salvador, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Igreja Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo, realiza a festa de sua padroeira no dia 15 de agosto, dia da celebração da Assunção de Nossa Senhora, com festas religiosas e recreativas, destacando-se o tríduo e a missa solene seguida por procissão pelas ruas.

Todo dia 15 às 15h30 é celebrada a missa em honra a Nossa Senhora da Saúde e bênção aos enfermos. Constatamos com alegria que a devoção a Nossa Senhora da Saúde está aumentando entre os fiéis, inclusive de outros estados do Brasil.

ORAÇÃO PEDINDO A PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE

À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades e livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita, Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa. Com vosso Filho reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos, a vosso Filho apresentai- nos.

Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós.