Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Ordem dos Agostinianos Recoletos

Arquidiocese de São Paulo

Agostinianos-recoletos-1.png
Agostinianos-recoletos-New.png

Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Ordem dos Agostinianos Recoletos

Arquidiocese de São Paulo

PASTORAL DO CRISMA

A Crisma é o sacramento que nos dá o Espírito Santo e confirma o nosso compromisso com Jesus.

CRISMA/CONFIRMAÇÃO

1285. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação (Crisma) constitui o conjunto dos “sacramentos da iniciação cristã”, cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça batismal(232). Com efeito, “pelo sacramento da Confirmação [os fiéis] são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras”(233). Catecismo da Igreja Católica, pág. 355.

Seguindo a doutrina da igreja, o sacramento do Crisma/Confirmação tem o seu curso administrado pela equipe de catequistas supervisionados pelo Frei responsável pelo curso, que tem a responsabilidade de explicar aos fiéis, jovens e adultos, toda a estrutura de funcionamento da igreja e sua doutrina. O Crisma tem duração de um ano com turmas para jovens e adultos, sendo que os jovens são aceitos somente com idade a partir dos 14 anos completos.

Para aqueles que não receberam os outros dois sacramentos da iniciação cristã, Batismo e Eucaristia, eles serão realizados durante o curso do crisma, sendo o batismo uma semana antes da data do crisma e a Eucaristia dentro da celebração do crisma.

O Catecismo da Igreja Católica diz que a preparação do crisma “visa conduzir o cristão a uma união mais íntima com Cristo, a uma familiaridade mais intensa com o Espírito Santo”. O curso é direcionado a proporcionar esse encontro com reuniões que abordam o ensino da doutrina católica, dinâmicas que visa aprofundar os ensinamentos de Jesus, espiritualidade pela leitura bíblica. Os jovens crismando passa pela experiência de passeios, eventos, e retiro, dentro e fora da paróquia, “a fim de poder assumir melhor as responsabilidades apostólicas da vida cristã. Por isso, a catequese da Confirmação (Crisma) se empenhará em despertar o senso de pertença à Igreja de Jesus Cristo, tanto a Igreja universal como a comunidade paroquial”. Referências em negrito, Catecismo da Igreja Católica 1309, pág. 362.

Pesquisar

Search

Categorias

Posts recentes

Informações de Contato

Rua Domingos de Morais, 2387 – Vila Mariana | CEP: 04035-000 – São Paulo – SP
Obs: Próximo ao metrô Santa Cruz

Telefone: (11) 5579-3638

WhatsApp: (11) 5579-3638

Email: igrejasaude@gmail.com

Redes sociais

Blog Sérgio Bonadiman