10 de setembro, São Nicolau de Tolentino

Primeiro santo canonizado da Ordem Agostiniana, São Nicolau nasceu em Sant’Angelo in Pontano (Itália) e viveu 30 anos em Tolentino. Enquanto crescia, o pequeno Nicolau passava horas em oração, escutava com entusiasmo a Palavra de Deus, levava os pobres para sua casa para compartilhar com eles o que tinha e gostava de ler bons livros como estudante.

Há séculos é invocado em todo o mundo como taumaturgo por sua eficaz intercessão ante Deus, como protetor das almas do purgatório e como patrono contra a peste e incêndios. Em sua terna devoção à Mãe de Deus têm origem os “pãezinhos de São Nicolau”, abençoados no dia de sua festa.

“Para os tristes era alegria, consolo para os aflitos, paz para os que se encontravam divididos, repouso para os cansados, ajuda para os pobres, remédio singular para os prisioneiros e enfermos. Sentia tanta compaixão pelos pecadores, que rezava, jejuava, celebrava missas e chorava diante de Deus pelos muitos que se confessavam com ele para que fossem libertados das trevas dos pecados” (palavras de Jordão da Saxônia, um dos primeiros e mais importantes membros da Ordem dos Dominicanos).

Sua morte foi uma apoteose. Vinte anos depois, em 1325, iniciou-se o processo de canonização. As atas, com o depoimento de 371 testemunhas, foram apresentadas ao papa em 1326, porém a solene canonização teve lugar somente no ano de 1446. Seus restos repousam no santuário de Tolentino.

FONTE: https://www.recoletosstv.com/pt-br/post/sao-nicolau-de-tolentino/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.