A Ordem Agostiniana Recoleta tem 437 anos de existência. A palavra RECOLETO quer dizer “recolhimento”.
O movimento Recoleto Agostiniano nasceu na Espanha em 1588, quando um grupo de agostinianos sentiu a necessidade de viver uma vida de maior recolhimento, austeridade, oração, perfeição e radicalidade evangélica.
Inicialmente, quatro mosteiros foram fundados na Espanha e destinados a estes religiosos.
Os Agostinianos Recoletos vivem uma mistura de vida contemplativa e de ação. Assim, a procura pela Verdade e a busca da interioridade estão harmoniosamente entrelaçados no apostolado da evangelização.
A contemplação, exercitada pelos agostinianos recoletos no dia-a-dia, é a total e incondicional entrega a Deus. Todos vivem em comunidade tendo uma só alma e um só coração dirigidos para Deus.
Um Recoleto é um apóstolo que prega a Boa Nova de Cristo no mundo. Recebendo o Amor de Deus livremente na contemplação, o Agostiniano Recoleto partilha este Amor livremente com o próximo.
O propósito da Ordem, desde a sua origem, é ter seus membros vivendo em comunidade fraterna, seguindo a Cristo casto, pobre e obediente.
O Agostiniano Recoleto busca a Verdade e está a serviço da Igreja, esforçando-se para conseguir a perfeição do amor segundo o carisma de Santo Agostinho e o espírito da Recoleção.
Os Agostinianos Recoletos chegaram ao Brasil em 1899. A história da presença da.Ordem na nossa paróquia: chegando à nossa cidade, os religiosos foram apresentados ao Sr. Bispo Dom Duarte Leopoldo e Silva e colocaram-se à disposição para trabalhar e servir à Igreja de São Paulo.
Em 1916, lhes foram concedidas todas as licenças para atender a Capela de Santa Cruz, situada onde hoje está a nossa igreja, que foi então dedicada à Nossa Senhora da Saúde.
Fonte: stvvocacional.com.br/quem-somos#
