Com início em setembro de 2025 no hemisfério norte e, em janeiro de 2026, no Brasil, temos o ano da missão agostiniana recoleta, com o lema “Anunciai o Cristo onde puderes”.
O lema escolhido é de uma frase de Santo Agostinho que nos chegou através do seu sermão número 260 (Conselhos aos recém-batizados).
Com este lema Santo Agostinho nos faz um apelo para anunciarmos Jesus em todos os momentos e em todos os lugares, de forma quotidiana e concreta, especialmente através do testemunho . O testemunho é um chamado à coerência de conduta e fé.
O nosso testemunho é importantíssimo para mostrar a quem nos observa que Cristo, nas palavras Dele mesmo, é “o caminho a verdade e a vida”.
Com respeito ao testemunho me vem à lembrança, um pedido de São Francisco, de Assis, aos seus confrades: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho e, somente quando for necessário, utilizai as palavras.”
O objetivo deste ano é renovar o impulso evangelizador e reavivar o espírito missionário.
E por falar em espírito missionário, não posso deixar de mencionar um santo agostiniano, chamado Ezequiel Moreno (1848 – 1906), cuja festa litúrgica é celebrada no dia 19 de agosto.
Ele foi bispo e missionário agostiniano recoleto, conhecido por seu trabalho pastoral e missionário, na Colômbia e nas Filipinas.
Frei Ezequiel tinha a reta compreensão de que apenas bons religiosos poderiam ser autênticos apóstolos e missionários. Sendo assim, trabalhou para despertar isso nos irmãos.
O testemunho de sua santidade bem como do seu empenho no trabalho pastoral estimulou e encorajou muitos religiosos.
Que Santo Ezequiel nos ajude a ter coerência e fé e conduta!
José Renato Carneiro (Pascom)
Fontes:
https://agustinosrecoletos.org/2025/09
