Celebramos no dia 11 de fevereiro a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, intercessora dos enfermos. Por isso, no dia dedicado a Ela, é comemorado o Dia Mundial dos Doentes.
A aparição de Nossa Senhora em Lourdes deu-se no ano de 1858. Ela apareceu por dezoito vezes nas cercanias de Lourdes, na gruta de Massabielle, a uma jovem chamada Bernadete, hoje canonizada e conhecida como Santa Bernadete. Santa Bernadete deixou um escrito sobre as aparições de Nossa Senhora, que consta no Ofício das Leituras.
Escrito: “Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá, voltei; e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela.
Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.
Nessa aparição em especial, Nossa Senhora pediu a conversão dos pecadores através da oração, conversão e penitência.
“AMAR CARREGANDO A DOR DO OUTRO”: a alegria de oferecer proximidade ao doente. Esta deve ser a nossa reflexão por ocasião do 34º Dia Mundial do Doente.
Neste ano, o Papa Leão XIV nos propõe a imagem do bom samaritano, “a fim de redescobrirmos a beleza da caridade e a dimensão social da compaixão e chamar a atenção para os necessitados e para os que sofrem, como são os doentes”.
“A compaixão do samaritano: amar carregando a dor do outro”, é o título de uma mensagem do Santo Padre para esta data, que recorda a parábola do bom samaritano, no texto de São Lucas.
Fontes: cnbb.org.br e vaticannews.va
