A Missa realizada no dia 25 de janeiro de 1554 sinaliza o momento da fundação do Colégio São Paulo de Piratininga, que ficaria pronto em 1556.
A data em questão não foi escolhida ao acaso !
No dia 25 de janeiro, a Igreja celebra a Festa da Conversão de São Paulo, que juntamente com São Pedro, é um dos pilares da Igreja Católica. São Paulo fico conhecido como apóstolo dos gentios (não judeus). Ele ajuda a fundamentar a nova fé através de cartas, encontros e pregações.
Logo, esta data relembra um dos episódios mais extraordinários da história do cristianismo: a transformação de um homem, perseguidor dos cristãos, a fiel seguidor de Jesus Cristo.
Assim sendo, os jesuítas escolheram a data da Missa que daria início à construção do colégio, por motivos religiosos, isto porque este local seria utilizado pelos padres para evangelizar e educar os indígenas guaianases, que habitavam por ali.
Com o tempo, uma vila se formou ao redor do colégio. Este local ficou conhecido como Vila São Paulo de Piratininga, e somente em 1711 passou a se chamar São Paulo.
Assim, o nome desta cidade se deve ao santo Paulo, que teve uma conversão extraordinária, mostrando para nós a força da graça divina.
A história da Conversão de São Paulo é relatada nos Atos dos Apóstolos (At 9,1-19), mas vale à pena ser resumidamente relembrada:
Saulo, um fariseu zeloso, estava a caminho de Damasco para prender cristãos quando foi envolvido por uma luz resplandecente. E assim ele caiu por terra e ouviu uma voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
Ao perguntar quem falava, recebeu a resposta: “Eu sou Jesus, a Quem tu persegues”.
Esse encontro mudou completamente a vida de Saulo. De perseguidor fervoroso, ele se tornou o grande evangelizador Paulo (mudando o nome, de Saulo para Paulo), dedicando sua vida a anunciar o Cristo.
Após ouvir a voz de Jesus, esse momento o cegou fisicamente, mas abriu seus olhos espirituais, levando-o a questionar profundamente suas ações e convicções.
Que nós também possamos questionar-nos internamente a fim de termos uma conversão, cada vez mais forte, para Jesus Cristo.
Fontes:
https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/
José Renato Carneiro e Carneiro
