Com a parada da procissão no pátio do Colégio Marista Arquidiocesesano, todos assistiram à encenação da história da devoção a Nossa Senhora da Saúde, apresentada por um grupo de paroquianos.
Foi uma encenação rápida, bem preparada que manteve a atenção dos presentes do início ao fim. Parabéns à equipe que preparou esta representação!
HISTÓRIA DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE
A devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início em Portugal, na época da “grande peste”, em meados do século XVI. No verão de 1569 o contágio chegou ao máximo e todos os esforços foram feitos pelo rei D. Sebastião, que chegou a pedir médicos à Espanha, a fim de debelar o mal.
O povo então, ao ver que os recursos humanos falhavam, recorreu à Mãe de Deus organizando procissões de penitência em honra de Nossa Senhora.
Em 1570, tendo diminuído o número de mortes, foi escolhido o dia 20 de abril para agradecer a Nossa Senhora pelos benefícios.
Em festiva procissão, levada em rico andor, a bela imagem da Virgem Maria recebeu o título de Nossa Senhora da Saúde.
De Portugal, esta invocação veio para o Brasil, sendo as primeiras imagens trazidas de lá para Salvador, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Terminada a encenação, a procissão continuou o seu trajeto em direção à igreja.