O Dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854, com a Bula Ineffabilis Deus (Deus inefável).
Por meio dessa formulação dogmática afirma que, por graça singular de Deus, e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada da mancha do pecado original desde o primeiro momento de sua concepção.
Deus preparou uma mulher que fosse digna de ser a Mãe do Salvador: “A fim de preparar para o vosso Filho mãe que fosse digna dele, preservastes a Virgem Maria da mancha do pecado original, enriquecendo-a com a plenitude de vossa graça” (prefácio da Santa Missa da Imaculada Conceição).
A Solenidade da Imaculada Conceição é um dia de preceito, no qual todo católico é convocado a participar da Santa Missa. Como Mãe e Mestra, a Igreja recomenda por meio de normas e regras, os dias de preceito, para que os fiéis guardem o terceiro mandamento da Lei de Deus: Guardar domingos e festas! Além do caráter de obrigatoriedade, os preceitos e mandamentos da Igreja nos ajudam a prestar o verdadeiro culto a Deus e cultivar a nossa santificação.
Portanto, participem da missa nesta segunda-feira. Na nossa paróquia ela será celebrada às 20h. Antes disto, às 19h teremos a inauguração das luzes de Natal da igreja e, logo após, o primeiro dia da novena de Natal.
Venham! Participem! Rezem! Preparem-se para o Natal de Jesus e dividam com nossa comunidade paroquial a alegria de ver as luzes que enfeitarão a igreja e a casa paroquial enquanto aguardamos a vinda do Senhor, que é a luz do mundo, a luz que nos orienta e nos afasta das trevas, a luz da vida e esperança que nunca se apaga!
