A grande Santa Mônica

A maternidade é uma dádiva, mas também uma grande responsabilidade. Afinal, educar filhos não é uma tarefa simples, exigindo sempre que os pais sejam fontes de exemplos. E santa Mônica, a qual celebramos no dia 27 de Agosto, procurou agir desta forma.

Nasceu no norte da África, no século IV, por volta de 332,  e sempre foi cristã. Casou-se com Patrício, com quem estava prometida pela família, sendo ele um pagão de temperamento rude e infiel.

Com ele teve 3 filhos, dentre os quais Agostinho, seu primogênito que se tornaria santo. Sua vida foi muito sofrida devido aos maus procedimentos do marido, mas com muita oração e firmeza de caráter, conseguiu que seu marido abraçasse o cristianismo pouco antes dele falecer. Ela soube suportar as dores e desencontros sem revidar a hostilidade, apenas com oração e afeto.

Mônica fica feliz com a conversão do marido, mas faltava ganhar para Deus o filho mais velho, Agostinho, muito inteligente, ele estava em busca da verdade, mas entregue a uma vida de libertinagem.

Durante 17 anos, Mônica rezou … e chorou para que o filho despertasse para o cristianismo. Ele, aos 29 anos, deixa para trás seus ideais equivocados e começa, pouco a pouco, sua caminhada para o cristianismo, e Mônica não desiste e continua rezando.

Finalmente o filho rebelde entendeu os esforços da mãe e tornou-se cristão e um grande companheiro de Mônica, até a morte dela, aos 55 anos.

Mônica foi canonizada não por ter feito milagres, mas por ter ganho santo Agostinho para Deus. O Papa Alexandre III confirmou o culto a santa Mônica em 1153, quando a proclamou padroeira das mães cristãs.

Que santa Mônica inspire os pais a gerarem filhos para Deus!

José Renato Carneiro e Carneiro

Fonte:

  • O livro dos Santos
  • Ariadne C. Guimarães e Ana Lúcia Prôa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

Pesquisar

Categorias

Posts recentes

Informações de Contato

Rua Domingos de Morais, 2387 – Vila Mariana | CEP: 04035-000 – São Paulo – SP
Obs: Próximo ao metrô Santa Cruz

Telefone: (11) 5579-3638

WhatsApp: (11) 5579-3638

Email: igrejasaude@gmail.com

Redes sociais

Blog Sérgio Bonadiman