A devoção a Nossa Senhora da Consolação e Correia está intimamente arraigada à Família Agostiniana.
Após a paixão, morte e ressurreição de Jesus, os discípulos se sentiam abandonados, desamparados e desconsolados, pois apesar de Jesus aparecer algumas vezes antes de subir aos Céus, eles não estavam com o Mestre o tempo todo como antes.
Foi Nossa Senhora quem os consolou e os encorajou para que pudessem cumprir o mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
Ao longo do tempo, na medida em que a Igreja crescia, a procura por Nossa Senhora nos momentos de aflição, tornou-se um hábito também entre os primeiros cristãos e se expandiu pelo mundo.
Santa Mônica, conhecida como a mulher das lágrimas, viveu a grande aflição de ter um filho que tinha uma vida desregrada e totalmente afastada da graça de Deus. Por longos 30 anos ela rezou pedindo a Deus a graça da conversão do seu filho Agostinho e fez de suas lágrimas a sua maior prece.
Certa vez, essa piedosa mulher foi agraciada com uma aparição de Nossa Senhora, a quem ela recorria suplicando o consolo. Mônica era tão devota de Nossa Senhora, que desejava se assemelhar a Ela nas atitudes e também no modo de se vestir.
Por isso, ela pediu à Virgem Maria que lhe mostrasse qual era a sua vestimenta. E nesta aparição, Nossa Senhora se apresentou a Mônica vestindo uma túnica de tecido rústico, de corte simples e de cor escura, tendo na cintura uma Correia que desce quase até o chão.
A virgem Maria soltou esta Correia e a colocou em Mônica, dizendo-lhe: “Filha, receba esta correia sagrada que cingiu este corpo que deu à luz o Salvador. Doravante cinge-te com ela e propaga esta devoção de minha santa correia, pois eu te prometo especial proteção a todos que a cingirem e a venerarem piedosamente”.
E desta maneira Mônica passou a se vestir, trazendo à cintura esta Correia. Logo em seguida, Santa Mônica teve a alegria de ver seu filho convertido.
Depois de sua mãe, Santo Agostinho foi um dos primeiros a colocar a correia e a se entregar à proteção de Nossa Senhora da Consolação, como também colocou a correia da Virgem como distintivo de sua Ordem.
Fonte: https://www.recoletosstv.com
Foto crédito: Giovanni Francesco Guerrieri, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons.