Quaresma e Campanha da Fraternidade

Quaresma é o Tempo Litúrgico em que nos preparamos para a Páscoa do Senhor. Como peregrinos, durante este período de 40 dias, devemos seguir um itinerário de conversão através da oração, esmola e jejum. No Brasil, há mais de 60 anos, durante a Quaresma a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Campanha da Fraternidade (CF), cuja proposta é motivar a reflexão profunda sobre um tema específico no qual necessitamos de conversão.

A CF nos dá a possibilidade de vivenciar este período quaresmal de um modo especial, nos incentivando à prática de gestos concretos em prol da transformação de situações injustas e não cristãs. A cada ano um tema é destacado, nos convidando a alargar o olhar e refletir sobre as várias situações sociais do povo brasileiro que requerem maior fraternidade. A Campanha da Fraternidade é a expressão da comunhão, conversão e partilha.

A Campanha da Fraternidade de 2025 tem como tema: “FRATERNIDADE E ECOLOGIA INTEGRAL”, e como lema a passagem da Escritura na qual, contemplando a obra da criação, (Gn 1, 31) “DEUS VIU QUE TUDO ERA MUITO BOM”. Somos convidados a fazer um caminho decidido de conversão ecológica, abordando a temática do meio ambiente, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”. (Objetivo Geral da CF 2025).

“Caminhemos juntos na esperança”: este é o tema da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2025. Para nós, brasileiros, ele nos diz em mensagem enviada para a CF: “Louvo o esforço em propor o tema da ecologia integral”. “Nesta Quaresma, que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. E ainda: “Desejo que esse itinerário quaresmal dê muitos frutos e nos encha a todos de Esperança, da qual somos peregrinos neste Jubileu”.

Agostinianos Recoletos

ORAÇÃO DA CF 2025

ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.

Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.

Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.

Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu. Amém!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.