Você sabia que a devoção a Nossa Senhora da Saúde nasceu de um momento de grande provação? No século XVI, Portugal enfrentava surtos devastadores de peste bubônica. Sem recursos médicos na época, o povo recorreu à fé e à intercessão da Virgem Maria. Dois milagres históricos marcaram o início dessa devoção:
- Lisboa (1569): Em meio à peste, o povo organizou procissões de penitência. Com o fim da epidemia, nasceu a tradicional Procissão da Saúde, que acontece até hoje na região do Martim Moniz.
- Sacavém (1599): Uma imagem de Maria foi encontrada enterrada durante o surto. Após uma procissão em sua honra, as mortes cessaram milagrosamente.
Essa fé tão bonita atravessou o Atlântico e hoje também é uma das devoções mais queridas aqui no Brasil, com dezenas de paróquias, santuários e corações dedicados a Ela.
Nossa Senhora da Saúde é o refúgio dos enfermos e o alento dos que sofrem. Que Ela interceda hoje pela sua saúde física, mental e espiritual.
Você já foi alvo de alguma graça pela intercessão da nossa padroeira? Deixe o seu depoimento nos comentários!
