EUCARISTIA – FONTE DA VIDA CRISTÃ
A Eucaristia faz parte dos sacramentos da iniciação cristã, juntamente com Batismo e Crisma. Foi instituída por Jesus Cristo na Quinta-feira Santa. Disse Ele, celebrando com seus apóstolos a Última Ceia: “Isto é o meu corpo que é entregue por vós. Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue”. “Fazei isto em memória de mim” (1Cor 11, 24-25)
A palavra Eucaristia significa “ação de graças”, agradecimento pela ação salvífica de Cristo na nossa vida. Na celebração da Última Ceia, Jesus “dá graças”, parte o pão e o dá aos discípulos (Lc 22,17-19).
A Eucaristia é o “coração” da Missa. É quando Deus se faz presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. A missa, isto é, a Celebração Eucarística é a celebração da presença viva e real de Jesus no pão e no vinho consagrados e vivemos, ao mesmo tempo, ceia e sacrifício de Jesus: ceia enquanto banquete que nos alimenta espiritualmente e sacrifício enquanto doação da Sua própria vida para nossa Salvação.
Através do mandato do Senhor, “fazei isto em memória de mim” (1 Cor 11, 24), fazemos o mesmo gesto ritual de Jesus e, ao mesmo tempo, atualizamos sua presença salvadora em nosso meio.
A Eucaristia é “fonte e cume de toda a vida cristã” (146). “Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa” (147), conforme o Catecismo da Igreja Católica § 1324.
146. Cf. II Concílio do Vaticano, Const. dogm. Lumen Gentium, 11: AAS 57 (1965) 15.
147. II Concílio do Vaticano, Decr. Presbyterorum ordinis, 5: AAS 58 (1966) 997.
Informações sobre a Pastoral da Catequese, acesse o link abaixo: https://senhoradasaude.org.br/pastoral-da-catequese/#menu