Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Ordem dos Agostinianos Recoletos

Arquidiocese de São Paulo

Agostinianos-recoletos-1.png
Agostinianos-recoletos-New.png

Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Ordem dos Agostinianos Recoletos

Arquidiocese de São Paulo

Frei Eufemiano Prieto Pascual

O mês de maio nos traz a lembrança deste Padre Agostiniano Recoleto que tanto fez por nossa comunidade e por nós. Quem o conheceu se sentiu amado por ele e certamente guarda grandes e boas recordações.

Nascido em Villaseco de los Gamitos – Salamanca – Espanha, muito cedo percebeu sua vocação religiosa, tornando-se Frade Agostiniano aos dezessete anos de idade, vindo para o Brasil de navio durante a Segunda
Guerra, junto com mais dezoito professos.

Estudou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, da Ordem dos Agostinianos Recoletos, em Franca. Foi um dos fundadores da Revista Hipona, Revista Científico-Literária idealizada e feita pelos seminaristas. Foi ordenado em 1.947, aos vinte e quatro anos, em Ribeirão Preto.

Começou sua missão na Ilha do Marajó – Pará, onde também passou um bom tempo em Belém, capital do Estado. Foi diretor e membro ativo da Legião de Maria não só em Belém, como também em São Paulo – SP, com firme atuação. Formou-se em Jornalismo pela USP, Universidade de São Paulo.

Curiosidade sobre Frei Prieto

Em um jornal interno dos Agostinianos Recoletos, denominado “Boletin de Amistad”, com o nome Canta Y Camina, de Navarra – Espanha, edição janeiro/março do ano de 1.993, tem uma parte dedicada às notícias da
Província no Brasil. Uma coluna da comunidade Nossa Senhora da Saúde, em são Paulo, que diz:

“O Padre Eufemiano Prieto Pascual é um salmantino de 71 anos que escreve de São Paulo. Ele se descreve como: “Coordenador desta casa de formação de Nossa Senhora da Saúde, e encarregado de divulgar a figura
do Padre Ezequiel Moreno, próximo de ser canonizado”. E termina pedindo: “Mil desculpas por escrever na linda língua de Camões, que está fixado em minha vida há 52 anos de permanência no Brasil”. Lembrando que Santo Ezequiel Moreno foi canonizado pelo Papa João Paulo ll, aos 11 de outubro de 1.992 e seu dia é comemorado em 19 de agosto.

Frei Prieto foi fundador do jornal de nossa comunidade, Paróquia Viva, em 1.999. Gostava muito de escrever, contar histórias para seus paroquianos e amigos, tinha sempre bons conselhos para quem o procurava. Entusiasmado, incentivava a todos com alegria.

Mesmo sofrendo durante quase vinte anos com Mal de Parkinson, que foi debilitando sua saúde, onde usou desde bengala, cadeira de rodas, até ficar seis meses em uma cama de hospital (99% desse tempo em UTI!), nunca se deixou abater. Estava sempre bem humorado. Sua dor era sem lamentos, era uma coragem só de aceitar tanto sofrimento e transformálo constantemente em oração.

Faleceu aos 82 anos, no dia 06-05-2.005, em São Paulo-SP.

Saudades dos seus amigos que fez por onde passou.

Fonte:

PEREIRA, Antonio; NUNES, Fabianne. Jornal Paróquia Viva, Edição de
junho 2005.

PASCUAL, Eufemiano. Trechos do Boletin Canta y Camina, março 1993.

PEREIRA, Beatriz. Redação final, maio 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisar

Search

Categorias

Posts recentes

Informações de Contato

Rua Domingos de Morais, 2387 – Vila Mariana | CEP: 04035-000 – São Paulo – SP
Obs: Próximo ao metrô Santa Cruz

Telefone: (11) 5579-3638

WhatsApp: (11) 5579-3638

Email: igrejasaude@gmail.com

Redes sociais

Blog Sérgio Bonadiman