São José, esposo da Virgem Maria, Padroeiro da Igreja e da Ordem dos Agostinianos Recoletos – 19 de março

A devoção e o culto a São José, especial protetor da Ordem, fez parte da espiritualidade agostiniana recoleta (cf. Const. 80). Esta devoção, tão difundida na Igreja, teve uma especial repercussão na Ordem. A veneração a São José era própria dos agostinianos. O Capítulo Geral de 1491, celebrado em Roma, ordenou que: “Em todas as residências e conventos de nossa ordem se celebre o ofício de São José, cuja festa cai no dia 19 de março”. O Capítulo Geral Intermédio dos Agostinianos Recoletos do ano 1669 declarou São José como protetor especial da congregação.

Em 1972, a Congregação dos Agostinianos Recoletos obteve a faculdade de celebrar a festa do Patrocínio de São José, no terceiro domingo de Páscoa, à imitação dos Descalços, que já o haviam conseguido em 1700. Em 1948, a Ordem cria a Província de São José para que fosse “como uma lâmpada votiva ante o Castíssimo Esposo de Maria, para cumprir especialmente com o dever de honrá-lo em nome de toda a Ordem, e, ainda, tratando-se de seu titular e protetor, deverá depositar toda a sua confiança em seu poderoso patrocínio, recorrendo a ele constantemente”

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Deus, em vossa Providência infinitamente sábia, escolheu São José para esposo da Virgem Maria Santíssima. Concedei-nos que aquele mesmo que veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.